O projeto de arquitetura é o processo pelo qual uma construção é concebida e também a sua representação final. É considerada a parte escrita de um projeto. Projeto Arquitetônico é o conjunto de desenhos técnicos e documentação relacionada assinada e aprovada por Arquiteto, Engenheiro e Órgão Responsável dependendo de qual função o Projeto em questão terá.
O conjunto é composto na maioria das vezes por Implantação da Construção, Planta Baixa de todos os Pavimentos, Cortes da Construção, Elevações e Detalhes. Para chegar aos desenhos técnicos há um grande estudo sobre o projeto em questão, os arquitetos precisam “entrevistar” seus clientes para saber o que eles precisam, gostam e podem ter, esta etapa é conhecida pelo termo inglês BRIEFING, onde pode-se apenas conversar ou aplicar questionários.
Depois desta etapa deve-se apresentar croquis das ideias, sendo sempre acompanhados pelos clientes, posteriormente com a aprovação dos croquis apresenta-se um ante-projeto ou pré-projeto em desenho técnico (a mão ou impresso), obviamente depois disso o projeto completo, podendo ter a presença de algumas perspectivas ou maquetes físicas ou eletrônicas para melhor compreensão.
A apresentação de maquete não é obrigatória, mas é sempre muito bom para um melhor resultado e noção de volumetria. Após o cliente aprovar tudo, apresenta-se à Prefeitura os desenhos necessários e dá-se entrada na aprovação para iniciar as obras no canteiro, para isso é necessária emissão de Registro de Responsabilidade Técnica (ART) pelo arquiteto e assinatura do mesmo.